O sistema Cantilever é aquele em que os planos de armazenagem possuem acesso frontal livre. São estruturas metálicas robustas que se compõe por vigas que se assemelham a braços em níveis diversos, dando o aspecto de uma estante.
Seus componentes principais são: as bases, as colunas e as vigas onde são armazenadas as cargas, comumente chamadas de braços, que são reforçados dependendo da carga a ser estocada.
Na estrutura Cantilever para armazenagem cada coluna é perfurada para fixação dos braços em vários níveis onde é sustentada a carga que ocupará dois ou mais braços para sua sustentação, diminuindo assim a possibilidade de deformações. O peso do material armazenado determina a distância entre as colunas, e acessórios de contenção opcionais garantem a segurança adicional da carga, como o limitador instalado na parte frontal evita a queda dos produtos. Pode ser adaptado para armazenar paletes e outros materiais.
As estruturas podem ser de dois tipos, a que tem seus braços situados apenas de um lado da coluna (monofrontal) ou de ambos (bifrontal), como a imagem ao lado de uma estante Cantilever projetada e fabricada pela Engesystems para um de seus clientes.